24 de mai. de 2009

Fundação Rachele Steingruber - APRESENTAÇÃO

A Fundação Nova Suíça Rachele Steingruber é uma instituição sem fins lucrativos legalmente constituída, fundada em 16/11/1991 por Rachele Steingruber, enfermeira missionária radicada no Brasil desde o ano de 1949.
Rachele Steingruber nasceu em 30/06/1918, e desde criança aprendeu com seus pais a importância de se ajudar aos outros.
Ao visitar seu irmão Benjamin, que morava no estado do Mato Grosso, Brasil, Rachele se emocionou profundamente quando viu a pobreza deste povo desbravador. Foi assim que, no ano de 1949, ela decidiu se entregar de corpo e alma para ajudar os mais necessitados, quando deixou a sua casa em Cantonia Appenzell, Suíça, para morar no Brasil.
Rachele teve várias passagens por regiões que não tinham assistência médica por serem as mais afastadas dos grandes centros do Brasil.
No município de Várzea Grande, Mato Grosso, Brasil, ela fundou um ambulatório médico, que logo começou a ser muito procurado pela população pobre da região. De lá, foi que Rachele Steingruber e sua irmã Rebecca partiam aos mais distantes sertões e florestas para visitar tribos de índios, em uma região quase quinze vezes maior que a Alemanha.
Nestas regiões isoladas não existiam médicos. Rachele e sua irmã deram assistência por mais de 20 anos e eram ali a única salvação para muitas pessoas.
As irmãs faziam partos, tratavam doenças tropicais, infecções, parasitoses e verminoses, lepra, desnutrição, fome, tiravam dentes e faziam pequenas cirurgias. Com seus amplos conhecimentos e enfermagem e as experiências práticas, Rachele e Rebecca logo foram chamadas de ‘Os Anjos de Mato Grosso’. Muitas honras e medalhas de mérito foram dadas a elas por seus incansáveis trabalhos pelo povo mais humilde e necessitado.
As duas irmãs Steingruber realizaram uma obra grande e generosa, e mesmo falecidas certamente continuam com interesse vivo e acompanham com entusiasmo e amor os trabalhos da instituição.
Atualmente, a Fundação Nova Suíça faz a promoção social de cinqüenta e cinco famílias, contando com a colaboração de voluntários nas áreas de odontologia, psicologia, serviço social, dentre outros.
Visite-nos. Teremos o maior prazer em recebê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depoimento